Canoas Havaianas

Canoas Havaianas – Outrigger Canoe – Va’a

As Canoas Havaianas tem sua origem na Polinésia à mais de 3.000 anos quando eram utilizadas pelos nativos para a realização de travessias de longas distancias em mar aberto, com elas eles realizaram a colonização de diversas Ilhas do Pacífico, entre elas o Havaí e a Ilha de Páscoa.

 

Os nomes dos acessórios e comandos utilizados durante as remadas, respeitam a tradição e a língua Havaiana de origem.

  • Va’a = canoa
  • Ama = Flutuador lateral
  • Iakos = Estrutura de madeira que prende o flutuador a canoa
  • Hoe = remo
  • Hip Ho = Comando utilizado para avisar a troca de lado da remada

 

A Canoa Havaiana, Outrigger Canoe ou Va’a como também é chamada mede 14 metros de comprimento, tem aproximadamente 150 kg e leva até 6 remadores na montagem simples (1 canoa presa através de 2 Iakos ao ama) ou pode levar até 12 remadores na montagem catamarã (2 canoas amarradas uma na outra através de 2 Iakos).

 

A Canoagem Havaiana é praticada em diversos países como modalidade esportiva e para facilitar sua prática foram criadas várias categorias.

  • OC6 ou V6 - Canoa para 6 remadores
  • OC4 - Canoa para 4 remadores
  • OC3 ou V3 - Canoa para 3 remadores
  • OC2 – Canoa para 2 remadores
  • OC1 ou V1 – Canoa para 1 remador

 

Além da canoa, cada remador necessita um remo específico para prática da Canoa Havaiana, esse remo pode ser de madeira, fibra de carbono ou alumínio com a pá em plástico injetado.

 

Stand Up Paddle – SUP

Foi popularizado no Havaí entre as décacas de 20 e 50, quando os chamados Beach Boys, instrutores de surf na praia de Waikiki utilizavam grandes pranchas com remo, para acompanhar e fotografar os aspirantes a surfistas da época. No Brasil, na década de 30, também há relatos sobre a prática de Stand Up Paddle - SUP na cidade de Santos. Nos anos 90, no Hawaí, o Stand Up Paddle ganhou maior conotação como esporte nas mãos de Laird Hamilton e dos watermans que com pranchas modernas e acessórios sofisticados, começaram a utilizar o SUP como treinamento, fazendo travessias e pegando ondas. Agora nos anos 2000 Stand Up Paddle é uma febre mundial, como atividade de lazer ou como esporte profissional.

Existem vários modelos e tamanhos de pranchas de SUP, elas atendem as diversas condições das águas do mundo, podem ser utilizadas em mares, rios, lagos e corredeiras.

 

Aberta de Segundas à Sábados

Agende sua visita!! (51) 8124-2134

 
 
Localização
Localização

Veja como é fácil chegar até nós! Estamos a menos de 15 minutos de distância do centro de Porto Alegre! Ver localização

Newsletter

Cadastre-se abaixo para receber em seu e-mail, novidades da Walea Canoa!